Sororidade

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Sororidade

Sororidade é uma palavra que representa o sentido de união e amizade entre as mulheres. Um afeto próprio de irmãs.

O princípio é agir de maneira conjunta em prol de todas as mulheres, mesmo que muitas vezes a gente não entenda os motivos e razões que fazem cada uma escolher, dentro de suas particularidades, a maneira que irá agir perante os múltiplos desafios e questionamentos que a vida proporciona.

Aqui estão algumas maneiras de práticar a sororidade:

Não considerar outras mulheres rivais ou concorrentes.

É um exercício importante, pois a competição é um sentimento bastante presente na vida das pessoas e, muitas vezes, a sociedade nos coloca nessa posição desconfortável de intimidar e ser intimidada.

Comece a observar outras mulheres, em especial as mais diferentes de você, e mudar as possíveis impressões negativas que tenham sido desenvolvidas. A empatia é a base desse exercício. Buscar entender que todas têm suas motivações e sentimentos despertados pelas próprias batalhas diárias. Compreensão para nutrir sentimento de amizade, carinho e respeito.

Não julgar outras mulheres.

Parte complementar da primeira prática, essa consiste em se esforçar para não fazer julgamentos quando alguma mulher toma atitudes as quais você, por algum motivo, desaprova.

Cada uma tem seu jeito de se vestir, falar. Possuímos distintos comportamentos, maneiras de se relacionar e afetos. Algumas escolhem ser dona de casa e ter filhos, outras querem integrar o mercado de trabalho e preferem não constituir família, e está tudo bem em cada um dos cenários possíveis. Saber respeitar as escolhas e histórias de vida é fundamental. Não precisamos julgar umas às outras.

Ajudar mulheres que estejam precisando.

Aprender a prestar atenção aos sinais que as mulheres ao nosso redor apresentam quando precisam de ajuda ou algum tipo de apoio.

Ajudar pode ser uma simples conversa, ouvir um desabafo ou situações mais complexas como amparar e socorrer uma mulher que vive relação ou situação de abuso.

A sororidade nos permite praticar o altruísmo e ajudar quem quer que esteja passando por alguma necessidade ou apuro. Cuidar é a palavra chave.

Incentive o trabalho feminino.

Consuma produtos e serviços feitos por mulheres. Colaborar com a divulgação desses bons serviços e trabalhos exclusivamente femininos é fundamental

Indicar conhecidas, colegas e amigas para vagas de emprego também é uma forma de fortalecer a sororidade.

Perceba que é possível contratar mulheres para fazer serviços que, tipicamente, são feitos por homens. Assim, tornamos mais mulheres financeiramente independentes.

Empodere as mulheres ao seu redor.

São muitas as maneiras de empoderar as mulheres. Colocar essas dicas citadas acima é uma delas.

Dar conselhos, oferecer seu tempo e ajuda, indicar boas leituras e filmes. Qualquer atitude que possa ajudar uma mulher a estar mais e melhor informada e empoderada é válida.

Debater ideias sobre questões próprias do feminismo é muito oportuno também. Empoderar é conhecer e compartilhar as histórias de lutas pelos direitos das mulheres e ampliar a busca por igualdade entre mulheres e homens.